18/02/2023
Historicamente a indústria da arquitectura é predominantemente dominada por homens, encontrando as mulheres reconhecidas dificuldades no seu quotidiano laboral, conflitos de discriminação de género e o seu “esquecimento” em posições de liderança. Num universo de vinte e sete mil arquitectos, cerca de 43% são mulheres, contudo a visibilidade nos meios de comunicação, entre colegas de profissão ou em universidades continua a ser eminentemente masculina, assim como a cultura de atelier continuadamente classista.
Apesar de relevância e proeminência no contexto nacional, onde figuras como Olga Quintanilha, Helena Roseta, Maria Manuel Godinho de Almeida, Gabriela Tomé, Luísa Pacheco Marques, Maria Soledade de Sousa, Ana Vaz Milheiro, Patrícia Santos Pedrosa, Ana Tostões, Inês Lobo, Filipa Roseta, Patrícia Barbas, Mercês Vieira, Helena Vieira, Ana Jara, Andreia Garcia ou Luísa Bebiano, entre muitas outras, têm desenvolvido nas mais diversas áreas de intervenção enquanto arquitetas, não poderão ser ignoradas e a sua singularidade negligenciada pela história.
Maria Noémia Coutinho (1937-2017) foi sem dúvida uma arquiteta de mão cheia, com um percurso diferenciado para a sua época e disruptivo dentro dos costumes conservadores da sua geração, que viam na pintura e mais tarde no ensino do desenho, o caminho nas Belas Artes fora dos preceitos de uma profissão profundamente masculina. Ingressa no curso de Arquitectura do Porto, em 1955, e inicia o ofício com Viana de Lima e mais tarde no atelier de José Carlos Loureiro e Pádua Ramos. Neste último, fica encarregada da elaboração do projeto para uma “Escola de Iniciação de Arte”, atual Conservatório de Música Calouste Gulbenkian em Aveiro, o qual apresentará como prova final de curso em 1966. Noémia Coutinho prosseguirá a sua atividade dentro do gabinete Loureiro-Pádua, colaborando em obras como o Mercado de Barcelos, Banco Nacional Ultramarino em Braga, Banco Borges & Irmão no Porto, ou o Hotel Solverde na Granja, revelando através do conjunto um percurso sólido e pejado de qualidade tal como demonstrara na escola de Aveiro.
Noémia Coutinho, tal como tantas outras mulheres com distintos e valorosos percursos no ofício da arquitetura, merecem ser lembradas e reconhecidas enquanto insignes mulheres que necessitam de lutar em dobro num “mundo” ainda sem equidade de género. A sensibilização e a promoção da diversidade de género na Arquitetura são catalisadores de inovação e oportunidade profissional. Tal como Patrícia Santos Pedrosa alega, a defesa da mulher não pode ou deve ocorrer enquanto “mulher arquitecta”, mas sim numa esfera universal de “mulher na Arquitetura”, onde a valorização das várias práticas implicadas no fazer arquitectura, cidade e território são primordiais. É urgente e necessário o desenvolvimento de processos de reflexão e ação no âmbito da equidade de género e neste campo o trabalho que a Associação Mulheres na Arquitectura tem desenvolvido nos últimos tempos tem sido muito frutuoso.
A Maria Noémia Coutinho não poderá ser apenas um exemplo inspirador para tantas outras mulheres arquitetas – nós, arquitetos e arquitetas, teremos de ser também Noémias da promoção da equidade de género!